20 EXPRESSÕES FAMOSAS EM USHUAIA

Aqui estão 20 gírias e expressões para você praticar o portuñol antes de viajar Ushuaia!

Quando vamos para outro país, uma das maiores preocupações é o idioma, né? Sempre temos aquele receio de não entender o que a pessoa está falando, de não conseguir pedir um simples almoço ou ser feito de bobo pelos outros. Mas calma... estamos aqui pra te dar uma ajudinha e ensinar as gírias e expressões famosas em Ushuaia!

Pensamos naquelas que são usadas bastante e os brasileiros tem certa dificuldade de entender! Então já vai decorando pra quando chegar aqui arrasar no espanhol e curtir sem medo!

Estudando expressoes

 

VAMOS LÁ!

1 VOS: Argentino quase sempre não fala "tu". Fala "vos". É tão comum que nas primeiras 24 horas vocês já se acostuma. Gramaticamente não está certo, mas é como a maioria deles se referem a alguém e conjugam os verbos. Argentino não fala "eres genial", mas sim "sos genial". Não é "com você", é "con vos". Mas fica tranquilo, se você entende um pouco de espanhol, mas só sabe falar usando o "tu", eles vão te entender da mesma forma.

2 RE: É parecido com o "tri" dos gaúchos. O "re" sempre é usado antes da palavra para significar muito de alguma coisa. Ex: re bueno, re contento.

3 LISTO: Essa é fácil. Você está preparado para algo. Você está "¡Listo!". Na tradução literal é algo semelhante com "Pronto!".

4 MUY PRONTO: Quando alguma coisa acontecerá logo, ela acontecerá "¡Muy Pronto!". Literalmente quer dizer "Em breve". Você vai ouvir bastante quando estiver no Fim do Mundo.

friends

 

5 PERMISO: Sempre que você estiver em um restaurante, o garçom irá dizer ao se aproximar: "Permiso!" É uma forma educada de pedir autorização para entrar ou sair de um lugar, o nosso famoso "Licença!".

6 POSTRE: Ah, já que estamos falando de comida... em Ushuaia não existe sobremesa, mas sim "Postre". Essa é bom guardar caso você goste daquele docinho depois do banquete!

Google expressões

7 BUENA ONDA: Tudo que você sentir uma vibe boa, tiver uma boa energia, é "buena onda". Pode ser um lugar ou uma pessoa.

8 QUÉ ONDA: É um jeito informal e bastante usado de você perguntar como a pessoa está, o que anda fazendo. ¿Qué onda?

9 BOLUDO: É o "cara/mano" aqui do Brasil. Você vai ouvir muito em Ushuaia. De tão famoso que é, a galera também usa como verbo. "Boludear", como jogar conversa fora com os amigos. Mas vale ressaltar que você não pode sair por aí chamando os outros de "boludo", pois quando não tem tanta intimidade com a pessoa, o "boludo" pode ser um insulto, algo como tonto, besta.

blog

 

10 CAPO: Uma pessoa inteligente, competente. Você ser "un capo" quer dizer que é o melhor, é sensacional.

11 COPADO: Semelhante com o "buena onda", uma pessoa "copada" é alguém muito legal, simpático.

12 PIBE: É algo como muleque, guri. Você vai ouvir bastante.

13 PIOLA: Alguém ou algo bacana, descolado. É semelhante a "copado".

14 MUCHACHO: Essa vocês já conhecem bastante, né? :) Sempre chamamos vocês de "muchachos ou muchachas" e quer dizer "meninos ou meninas", algo carinhoso, descontraído.

15 NENA: É um jeito carinhoso de se referir a mulher. Seja ela jovem ou não. (mas geralmente é usado para as mais novas)

brasileiros expressões

16 PLATA: Simples, "plata" é dinheiro. Nosso famoso dindim.

17 EFECTIVO / TARJETA: Quando você vai em alguma loja o pagamento pode ser em "efectivo" ou na "tarjeta". "Efectivo" é o dinheiro em espécie e "tarjeta" é cartão - crédito ou débito.

18 OJO: *pronuncía-se 'orro' É bastante comum dizerem pra você em Ushuaia assim: "Muchacho, ¡ojo!". Quer dizer para você ter cuidado, atenção, algo como o nosso "fique de olho".

19 CAMPERA: Se você for no inverno, vai ouvir bastante. "Campera" é jaqueta. É o casaco que você sempre estará usando. Então quando entrar em alguma loja ou restaurante, você vai tirar a "campera".

20 DALE: Pra encerrar, arriscamos dizer que essa é a mais usada. Você vai escutar toda hora e em todos os lugares. "¡Dale!" é algo como um ok, algo afirmativo.

Gif giphy expressões

 

E aí, gostou das dicas? Já tá preparado pra conversar bastante com os argentinos?

Vale lembrar que essas são algumas das mais usadas. Os argentinos usam muitas gírias e aos poucos você vai ficando craque no assunto. Caso não entenda alguma coisa é só correr na nossa agência que ajudamos!

 

VEJA TAMBÉM:

COMO VIVER EM USHUAIA - PARTE 1

CONHEÇA O VERÃO DA PATAGÔNIA ARGENTINA

2 comentários sobre “20 EXPRESSÕES FAMOSAS EM USHUAIA”

  • Paula

    Muito legais as dicas, mas acho q é importante combater os preconceitos linguísticos lembrando que o "voseo" é correto sim, pois se trata de uma variação do espanhol. Países como Uruguay, Argentina, Colômbia entre outros usam essa forma e não estão errados. É apenas outra maneira. É qt ao boludo, é na verdade um insulto, seria como dizer tonto, besta, porém ñ, se vc tem confiança, proximidade com alguém, pode usar sem problemas. Um estranho se ofenderia com certeza...

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 10/11/2017 às 08:39

      Olha só... sobre o "vos" não sabíamos que era correto também. Nas nossas pesquisas sempre apontaram que estava errado. Valeu pela dica, Paula!
      E quanto ao "boludo" nos referimos de uma forma mais descontraída mesmo... mas vamos acrescentar sua observação.

      Caso tenha mais sugestões, só nos enviar! :D

      Responder
Deixe um comentário