COMO VIVER EM USHUAIA - PARTE 1

Esse texto é especialmente pra você apaixonado por Ushuaia que sonha em morar aqui no Fim do Mundo... Pra você que se pergunta: como é viver na Terra do Fogo todos os dias? Então bora lá que a gente te conta tudo!

Na parte 1: Chegada em Ushuaia, burocracia, emprego, escola para os filhos, vantagens e desvantagens da cidade.

Cidade de Ushuaia - Foto: @brasileirosemushuaia

Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, é conhecida entre os brasileiros principalmente como um destino de inverno para a prática de esportes na neve e aventura, ideal para curtir uns dias de férias! Mas muitos vêm pra cá e acabam se apaixonando pela cidade… E agora??? O que fazer??? Digamos que isso acontece as vezes… Alguns de nossos funcionários vieram para passear ou curtir a temporada, e estão aqui até hoje! =)

Ushuaia Galera curtindo o inverno (Passeio Laguna Esmeralda) - Foto @brasileirosemushuaia

A vida por aqui é tranquila! Podemos usar como comparação morar em uma cidade do interior do Brasil, só que com as Cordilheiras dos Andes nos cercando e o Canal de Beagle ali para quando quisermos relaxar alguns minutos! Bom demais, né?

Essa parte das belezas naturais, dos pratos típicos, passeios incríveis, neve e esqui vocês que nos seguem já sabem, né? Então vamos para as partes menos conhecidas!

 

Documentação necessária para legalização de moradia

Brasileiros podem vir para a Argentina como turistas apenas portando o RG ou passaporte e o visto é válido por 90 dias. Mas se você deseja morar aqui de forma legal, ou passar um tempo maior que esses 3 meses, é necessário entrar no site "Migraciones Argentina" e pedir um turno - que é agendar uma data para ir até lá, apresentar todos os documentos e solicitar a Precária. Calma, já vamos te explicar TUDO isso!

Ushuaia

Quando você clicar no link, irá encontrar a lista de todos os documentos que são necessários para o processo. Também será preciso ir até a Polícia Federal da Argentina e solicitar o certificado de antecedentes criminais. Em seguida, você tem que pedir o mesmo documento no Consulado Brasileiro. Esses trâmites são feitos inicialmente online! Depois de retirar seu atestado argentino, ele vai ter um número que será solicitado para pedir o turno. Daí é só aguardar o dia marcado para ir até a Migraciones.

Importante: você deve estar com todos os documentos e fotos em mãos. Eles farão algumas perguntas básicas e, caso não ocorra nenhum problema, você já sai de lá com a Precária - que te dá mais 90 dias em território argentino! Dentro desse tempo você irá receber seu DNI (que é o RG na Argentina) e com ele você já poderá ir na Anses e solicitar o Cuil - que te dará o direito de trabalhar na Argentina! UFA! Parece difícil... mas é tranquilo!

 

Emprego em Ushuaia

Ushuaia é uma cidade turística, então grande parte do mercado de trabalho gira em torno do turismo. É comum bastante gente trabalhando nos centros invernais durante o inverno, e outra grande parte trabalhando em hotéis e agências. Isso no geral mesmo... não exclusivamente para brasileiros!

Para os brasileiros: Se você for craque no espanhol, já avança uma casa! Você pode buscar emprego em vários lugares, assim como no Brasil. Pero se vos aun no és muy bueno en el español, o ideal é já ir treinando para poder mandar bem quando rolar a oportunidade de uma entrevista!

Ushuaia

Uma coisa que sempre dizemos pra vocês sobre trabalho aqui em Ushuaia é fato: o ideal é vir conhecer a cidade primeiro, ter uma noção própria de como o mercado funciona e onde você se encaixaria! Podemos tirar as dúvidas de vocês, claro, mas nada melhor que vivenciar para ter certeza se é isso mesmo que deseja, né?

 

Escola para os pequenos

Se você vai morar aqui e tem filhos pequenos, com certeza está preocupado com a educação deles, certo? A partir do momento que você tem o DNI, você passa ter direitos a algumas coisas como os próprios argentinos, então é só arrumar a documentação e fazer matrícula! Fácil, não é mesmo?

Ushuaia

 

Vantagens e desvantagens de morar no Fim do Mundo

É claro que o Fim do Mundo tem suas desvantagens também... Mas já adianto pra vocês que as vantagens são superiores, e tudo que essa cidadezinha oferece vale a pena!

Por ser a cidade mais ao sul do planeta, Ushuaia é distante de praticamente tudo! Consequentemente, a logística para tudo chegar até aqui é um pouquinho complicada haha As coisas acabam tendo um valor elevado e o custo de vida é mais alto. Mas isso todos nós já sabemos, né?

Ushuaia Cidade de Ushuaia - Foto @brasileirosemushuaia

A cidade é segura e tranquila! Essa talvez seja a maior vantagem - depois da bela paisagem, claro - e todo mundo que visita, entende quando dizemos isso! Você pode andar tranquilamente pelas ruas, até mesmo durante a noite, sem medo de ser assaltado ou algo assim. A sua maior preocupação vai ser o frio. É só colocar sua blusa e curtir!

 

GOSTOU DAS DICAS?

Então comenta aqui embaixo ou corre lá no facebook / instagram!

 

EM BREVE TEREMOS A PARTE 2 COM "ALIMENTAÇÃO E MORADIA"

 

CONFIRA TAMBÉM:

28 comentários sobre “COMO VIVER EM USHUAIA - PARTE 1”

  • Antônio

    Parabéns pela matéria ??????

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 03/11/2017 às 11:20

      Opa, que bom que gostou!!! Muito obrigado... fazemos sempre com carinho para vocês! :)

      Responder
  • Lucilla

    Lá vem eu de novo repetindo o meu sentimento de muito amor por essa cidade.
    Mas morar, infelizmente não podemos.
    Bjs a tds

    Responder
  • Natália

    Tem vaga aí na agência? Eu topo! Hahahah

    Responder
  • Silvia

    Adorei as dicas, quero receber sobre moradia e custo de vida.

    Responder
  • Carlos Brito
    Carlos Brito 02/11/2017 às 13:28

    Muito interessante, achei ótimo as dicas

    Responder
  • Tatiana Rosa
    Tatiana Rosa 06/11/2017 às 09:53

    Sei sobre o Festival de Dança de Ushuaia, mas trabalhar nesse ramo como professora de Ballet Clássico é possível?

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 07/11/2017 às 07:34

      Oi Tati, tudo bem? :D
      Não temos muita informação sobre essa área... mas vamos dar uma pesquisada e te informamos, ok?

      Responder
  • Renato

    Muito boa a materia!! Parabens!

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 07/11/2017 às 07:34

      Opa, que alegria saber que você gostou! Qualquer sugestão, é só enviar pra gente! :D

      Responder
  • Maria da Graça
    Maria da Graça 07/11/2017 às 04:23

    Muito interessante,depois q conheci o site de vcs ," descobri" este lugar maravilhoso !! Parabéns por orientarem aqueles q desejam morar aí.

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 07/11/2017 às 07:35

      Oi Maria, tudo bem? :D Obrigado pelos elogios!
      Amamos o que fazemos... e ajudar vocês é muito bom! Venha conhecer Ushuaia, temos passeios incríveis e te mostramos tudo da cidade. Qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente!

      Responder
  • Marco tulio
    Marco tulio 08/11/2017 às 10:56

    Gostei muito da matéria, vcs poderiam falar quanto custa morar em ushuaia, ex: aluguel, comida, o salário mínimo daí, entre outras.

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 08/11/2017 às 12:45

      Oi Marco, obrigado pelo elogio! =) Pode deixar que vamos anotar suas sugestões e em breve lançaremos a parte 2!

      Responder
  • Marco tulio
    Marco tulio 08/11/2017 às 11:02

    Gostei da matéria, muito interessante. Vocês poderiam falar mais detalhado o custo de vida pra morar em ushuaia. Ex: quanto é o aluguel, alimentação, o salário mínimo. Entre outras

    Responder
  • José Carlos
    José Carlos 08/11/2017 às 22:41

    Opa...quando abrir uma vaga aí na agência eu tô dentro.

    Responder
  • Marcelo Tavares
    Marcelo Tavares 11/11/2017 às 21:28

    Já na espera pela parte 2. Gostei muito espero tirar mais dúvidas. Estou indo pra Ushuaia em Agosto 2018 passar férias e espero continuar ainda mas apaixonado por esse fim de Mundo.

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 13/11/2017 às 09:23

      Opa, que alegria! Pode deixar que em breve lançaremos a parte 2 :D E se precisar de ajuda com os passeios, só chamar a gente!

      Responder
  • Julio Cesar
    Julio Cesar 14/11/2017 às 20:07

    Realmente é um lugar que me fascina. Meus parentes maternos são argentinos, mas eu mesmo nunca fui ao país. A Universidade de Ushuaia - Untdf, contrata de que maneira professores? Existem outras? Vocês tem conhecimento?

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 16/11/2017 às 12:43

      Olha... essa pergunta você nos pegou! Não tenho muita certeza de como é feita a contratação, teria que dar uma pesquisada por aqui. :D Precisa vir conhecer Ushuaia!

      Responder
  • Hernane Gomes
    Hernane Gomes 17/11/2017 às 20:25

    Obrigado!
    Vocês responderam de forma simples, o que eu procurei no google por algum tempo.
    Ushuaia sem dúvidas é o destino que quero conhecer, e quem sabe passar um tempo a mais por aí, hahaha.

    Responder
Deixe um comentário