DESCUBRA USHUAIA - O PARAÍSO DA PATAGÔNIA ARGENTINA

 

 

A história da Terra do Fogo começou há mais de 11 mil anos, com a habitação de povos indígenas procedentes do norte do continente. Somente muitos anos depois foi que os europeus ‘descobriram’ o que hoje é a Ilha Grande da Terra do Fogo e o Estreito de Magalhães.

Em meados de 1520, Fernão de Magalhães, a bordo de sua expedição ao extremo sul da América do Sul, se deparou com grandes fogueiras acesas pelos índios nas margens do estreito e, em virtude disso, batizou a ilha como Terra do Fogo (ou Tierra del Fuego em espanhol). Após esta descoberta, muitas outras expedições europeias até região permitiram um contato mais direto entre o homem branco e os aborígenes.

Mas, somente em 12 de outubro de 1884 que Ushuaia foi fundada e virou realmente um território argentino. Com o tempo os indígenas nativos foram desaparecendo quase completamente e o número de colonos brancos só aumentava. No início do século XX apareceram os primeiros sinais de atividades intelectual em Ushuaia, através das fundações de alguns jornais, porém, o que dominou a vida da pequena cidade por toda a primeira metade do século foi a construção de um enorme presídio – 1902 a 1947 – destinado a receber condenados de todo o país. Em 1947, devido a um decreto presidencial, o presídio foi fechado e, assim, se encerrou uma importante história de Ushuaia.

Hoje, a cidade já deixou para trás os seus dias nebulosos e se tornou o ponto de partida para muitos que desejam percorrer e descobrir lugares únicos na Argentina.

Sabe o presídio? Então, ele foi transformado no famoso Museo del Fun del Mundo, onde é exibido, além de muitas curiosidades da cidade, a linha de ferro mais austral do mundo - que conduzia os presos do Presídio de Ushuaia aos campos de trabalho, situado no atual Parque Nacional Tierra del Fuego.

Já a cidade como um todo ganhou uma grande visão turística e, devido ao seu clima, é a queridinha de muitos que desejam se aventurar por aqui. Por conta da sua localização, o clima em Ushuaia é bastante peculiar. Cada uma das estações do ano tem sua característica climática, beleza e peculiaridade, modificando, assim, totalmente a paisagem da cidade e seu entorno durante todo o ano.

O inverno, por aqui, é sinônimo de neve, lagos congelados, dias frios e menos horas de sol. Neste período, que vai de meados de junho a setembro, as estações de esqui são muito utilizados e contam com uma neve de excelente qualidade, o que atrai muitas equipes olímpicas que vem treinar por aqui.

Já no verão, os dias são mais longos – com até 17 horas de sol - e apenas nessa estação, que acontece de meados de dezembro a março, é possível visitar os pinguins super fofos que migram para a Isla Martillo no Canal de Beale e ali se reproduzem, formando um grupo milhares deles.

Durante o Outono é possível ver as paisagens com um colorido em tons vermelhos, laranjas e amarelos, enquanto na primavera a flora está mais verdinha e cheia de vida. Em cada época uma beleza diferente!

Há diversas razões para viajar para Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, desde se aventurar em terras de clima inóspito até desbravar bosques que parecem intocáveis pelo tempo.

Bem-vindo a Ushuaia !!

8 comentários sobre “DESCUBRA USHUAIA - O PARAÍSO DA PATAGÔNIA ARGENTINA”

Deixe um comentário