Carrinho

Loja

Deseja entrar em contato?

  • +54 9 290 140-8801

Redes Sociais

Curiosidade: Conheça alguns glaciares de El Calafate

Compartilhe:

Curiosidade: Conheça alguns glaciares de El Calafate

Conhecida por ser uma região fria e cercada por montanhas cheias de neve, El Calafate conta com várias geleiras que impressionam por seu tamanho, beleza e imponência. Hoje vamos falar das histórias e características de algumas dessas maravilhas que a natureza patagônica nos presenteia.

Glaciar Perito Moreno

Localizada dentro do Parque Nacional Los Glaciares, em El Calafate, essa geleira é conhecida por sua imponência, mas também pela vista incrível que se tem quando se está no seu topo. Por sua localização, ela represa uma parte do Lago Argentino, o que faz com que a sua profundidade aumente na região.

Poucas pessoas sabem, mas esse importante glaciar já teve vários nomes diferentes antes de ter o nome que conhecemos hoje. Primeiro, ele foi batizado como Francisco Gormaz, nome de um importante cientista chileno. Pouco tempo depois, ganhou o nome de Bismarck, em homenagem ao famoso estadista alemão Otto Von Bismarck. O nome definitivo só foi dado em 1889, para de maneira justa, homenagear Francisco Perito Moreno, grande explorador argentino.

Glaciar Upsala

Terceiro maior glaciar da América do Sul, com 53,7km de extensão e cobrindo 765km², o Upsala também se encontra no Parque Nacional Los Glaciares e pode chegar até 40m de extensão. Em frente a esse glaciar emergem vários icebergs que podem ser vistos por quem cruza o Lago Argentino.

Ele recebeu esse nome em 1908, por conta do primeiro levantamento científico da região ter sido feito pela Universidade de Upssala, uma das mais antigas da Suécia, no século XX.

Glaciar Spegazzini

Dividido entre Argentina e Chile, esse glaciar impressiona pelos 17 km de comprimento e por suas paredes de desprendimento que variam entre 80 e 130 m, sendo assim as mais altas do Parque Nacional Los Glaciares e que proporcionam um verdadeiro espetáculo. Além disso, serve de origem para vários icebergs com cores variadas.

O nome dado a esse glaciar foi em homenagem ao botânico ítalo-argentino Carlos Luis Spegazzini, que estudou a flora local, além de participar da comissão de escolha de La Plata como capital da Província de Buenos Aires.

Glaciar Onelli

Também dentro do Parque Nacional Los Glaciares, este glaciar deságua, além da Bahía Onelli. Ele se localiza entre o Spegazzini e o Upsala. Ao contrário do Perito Moreno, ele se encontra em retração por conta das questões climáticas. Seu nome tem origem no cientista italiano Clemente Onelli, que trabalhou com Francisco Moreno estudando a Patagônia.

Glaciar Seco

Próximo ao glaciar Spegazzini, o Glaciar Seco tem como uma de suas características principais, a terra com muita erosão e é daí que se originou o seu nome. Tem grande importância para a região por nele se encontra um pluviômetro totalizador (medidor de chuva) do Instituto Nacional do Gelo Continental Patagônico, sendo assim de valia para o estudo do clima.

Quer conhecer mais dos glaciares de El Calafate? Arrume as malas e venha para a Patagônia Argentina!

Veja mais...

Acesse nosso Guia de Serviços e confira os melhores lugares para sua viagem na Argentina!

Reserve antecipadamente em seus restaurantes de preferência, confira os melhores itinerários e tenha em primeira mão dicas para mala, itens essenciais e diversas opções para passeios!

Conferir disponibilidade Hotel Curiosidade: Conheça alguns glaciares de El Calafate

Dúvidas ou mais informações