Você já ouviu falar de Ushuaia?

Ushuaia: a cidade do fim do mundo

A palavra Ushuaia é derivada de um idioma indígena chamado Yagan. O significado é simples: ushu = fundo e aia = baía. Baía profunda! Sua grafia correta é Ushuaia e os argentinos pronunciam Ussuaia.

ushuaia inverno

A cidade está localizada bem ao sul do mapa, é a última cidadezinha da Argentina… daí o famoso apelido de “cidade do fim do mundo” ou “cidade mais austral do mundo”. Ushuaia é também a cidade mais próxima da Antártida - apenas 1.000 km de distância.

Antigamente, Ushuaia era conhecida por ter um presídio de segurança máxima (provavelmente por ser um lugar de difícil acesso e longe das outras cidades). Depois de alguns anos o presídio foi fechado e assim a cidade foi se tornando uma zona franca. Ela começou a crescer como cidade turística e a região foi atraindo muitas fábricas.

Hoje a cidade é famosa entre os turistas do mundo inteiro e uma ótima opção para os brasileiros que querem conhecer a neve, praticar esqui e snowboard, além de conhecer um lugar incrível!

10 coisas que você (talvez) não saiba sobre a neve

Ushuaia não é uma cidade ideal para compras... Zona franca não significa que as coisas são baratas, mas sim uma zona sem ou com menos impostos para instalação de empresas, principalmente indústrias! Mas para os passageiros que querem fazer algumas comprinhas, a cidade tem um Duty Free bem grande, com várias coisas interessantes e um preço em conta!

viajar para ushuaia

E qual a melhor época para conhecer Ushuaia? O ano todo, pode acreditar!

Durante as quatro estações a cidade tem passeios incríveis e oferece paisagens surreais! Para aqueles que gostam de neve, o ideal é viajar entre final de junho e começo de setembro, onde costuma nevar bastante e os passeios especiais da temporada de inverno estarão disponíveis!

patagônia Argêntina

Agora para aqueles que não ligam tanto para a neve, todos os outros meses têm diversão garantida! A temporada de verão é famosa pelos passeios de trekking e caiaque, além do grande tempo de luz do sol diária, que pode durar até 17 horas. Já o outono e  primavera também oferecerem aquela paisagem característica e única!

ushuaia no verão

O clima do Fim do Mundo peculiar! A cidade tem uma temperatura média anual de 6ºC: no verão a média fica em torno dos 10ºC e no inverno 2ºC. Além disso, é importante ressaltar que os ventos são fortes, gelados e frequentes, fazendo a sensação térmica ser mais baixa. É comum na cidade, em um único dia, ventar muito, nevar, fazer sol, chover e ainda ter um entardecer espetacular. Isso é Ushuaia, o clima é bem inconstante!

Informações importantes sobre Ushuaia - Patagônia Argentina:

Fuso horário: Final de outubro até começo de março - 1 hora a menos na Argentina. Final de março até começo de outubro - o horário é o mesmo no Brasil e Argentina.

Moeda: Peso argentino. O real e o dólar são bem aceitos na cidade, mas o mais vantajoso para o passageiro é fazer o câmbio em Buenos Aires ou Ushuaia (que tem uma casa de câmbio oficial desde final de 2017).

Chip de celular: É possível comprar um chip pré pago por um valor em conta na cidade e funciona razoavelmente bem. As operadoras Claro e Movistar são as melhores opções.

Documentos necessários: Para entrar na Argentina não é obrigatório ter passaporte. É necessário apenas a carteira de identidade (RG) dentro da validade de 10 anos e foto que reconheça a pessoa. Importante: não é possível embarcar com a CNH!

Visto: Como não é necessário o passaporte, não é exigido visto para entrar na Argentina.

Continue lendo

Roteiro Ushuaia - 5 dias no inverno

10 razões para conhecer Ushuaia