LAGUNA DE LOS TEMPANOS, GLACIAR VINCIGUERRA E UM DOS CENÁRIOS MAIS MÁGICOS DA PATAGÔNIA

Sabe aquela foto do seu amigo que acabou de vir aqui para Ushuaia e fez tilha da Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra? Você dificilmente vai conseguir uma muito igual na sua viagem.

vinciguerra Foto: Hailton Andrade - Laguna de los Tempanos congelada e Glaciar Vinciguerra - Outubro

Uma das coisas mais incríveis da cidade mais austral do mundo é que o clima muda a paisagem constantemente e nos surpreende até mesmo durante a mesma estação. Ushuaia se transforma, mas o que não muda é a beleza de cada canto desse lugar.

Já tive a oportunidade de ir ao Vinciguerra três vezes e a trilha nunca foi igual, tornando a aventura mais saborosa mesmo fazendo um caminho que eu conhecia.

O mais legal é que pude ver a Laguna de los Tempanos congelada e também verdinha, reluzindo os raios de sol. De qualquer forma, o visual é fantástico.

vinciguerra Foto: Hailton Andrade - Laguna de los Tempanos e Glaciar Vinciguerra - Abril

Esse é um daqueles passeios que exige da gente um bom condicionamento físico, pois a trilha é quase que completamente de subida. Dos 14km totais dessa aventura (7km de ida e 7km de volta), apenas 2km são em terreno plano, 1km da ida e 1km da volta. Garanto: vale a pena cada passo dado até chegar no objetivo final.

O esforço é grande para quem não está acostumado a fazer trilha e/ou leva uma vida sedentária. Porém, para quem curte a aventura e a natureza, a experiência compensa a cada minuto.

Além de muita disposição, é indispensável levar consigo calçados impermeáveis de trilha, vestir-se em camadas e separar uma mochila para levar aquele lanche reforçado já incluído no passeio. A Brasileiros em Ushuaia ainda conta com bastão, equipamento importante para o trekking, e grampones (caso seja necessário caminhar sobre o gelo).

A NATUREZA

A paisagem já impressiona desde o princípio. A caminhada começa no Vale de Andorra, onde um rio marca parte da trilha com belas árvores. Por aqui já vemos a vegetação típica dessa região da Patagônia e alguns animais. Foi por aí onde vi um pica-pau pela primeira vez na vida fora do desenho animado.

vinciguerra Foto: Hailton Andrade - Trekking Vinciguerra - Outubro

Antes de começar a subida, o nosso guia especializado passa mais algumas instruções importantes sobre a trilha e entramos nos bosques patagônicos.

O caminho mais estreito obriga o grupo a caminhar em fila e o cenário diante da gente remete aos filmes com algum tipo de aventura na floresta. Por sorte não tem lobos nem ursos em Ushuaia (risos).

Nos bosques, o terreno pode ter um chão mais duro ou até neve, dependendo da época do ano. A depender do dia, um barro molhado faz a gente redobrar a atenção pra evitar quedas.

Com a mudança de paisagem que comentei lá no começo, também podemos ter uma trilha mais fácil ou mais difícil, aumentando ainda mais a importância de um guia experiente e conhecedor da região.

Vinciguerra Foto: Hailton Andrade - Grupo no trekking Vinciguerra - Outubro

Depois de passarmos pelo primeiro desafio da trilha, avistamos o Glaciar Vinciguerra de longe, mas já em uma zona de alta montanha, onde árvores não crescem e a visão fica destapada.

Estamos a cerca de 700 metros acima do nível do mar e já vemos o riacho com água que vem da geleira. Se sua garrafinha de água esvaziou, é só encher aí mesmo, nessa que será a última parte de subida.

E após 7km de uma linda jornada, ver a Laguna de Los Tempanos, congelada ou não, com o Glaciar Vinciguerra ao fundo, é de arrepiar. Esse lugar tem uma das paisagens mais incríveis de Ushuaia.

Para completar, a cereja do bolo vem quando caminhamos mais um pouco até uma caverna de gelo. O guia certifica-se se podemos entrar e, muitas vezes, ali mesmo podemos fazer o lanche escutando as goteiras do degelo.

vinciguerra Foto: Hailton Andrade - Caverna de gelo - Outubro

Sem dúvida, essa trilha é uma das experiências imperdíveis para quem vem a Ushuaia em busca de aventura. Há quase um ano morando aqui, tive a oportunidade de fazer todos os passeios da agência, de inverno e verão, e o Trekking da Laguna de los Tempanos e Glaciar Vinciguerra segue entre um dos melhores, com ou sem neve.

Então, quando vir a Ushuaia (de outubro a abril as saídas do passeio são regulares), se prepare, traga seus casacos (incluindo o indispensável corta vento), as botas impermeáveis de trilha, aquela câmera para guardar as recordações e muita disposição. Sinônimo de trilha, a Patagônia te espera!

Texto por: Hailton Andrade (Eu vim da Bahia)

 

CONTINUE LENDO:

ROTEIRO USHUAIA: O QUE FAZER EM 5 DIAS?

CONHEÇA O INVERNO DA PATAGÔNIA ARGENTINA

CONHEÇA O VERÃO DA PATAGÔNIA ARGENTINA

2 comentários sobre “LAGUNA DE LOS TEMPANOS, GLACIAR VINCIGUERRA E UM DOS CENÁRIOS MAIS MÁGICOS DA PATAGÔNIA”

  • Régis Fernando Anacleto da Silva
    Régis Fernando Anacleto da Silva 25/05/2020 às 23:59

    Olá, estou planejando de ir a patagonia em abril do ano que vem, ou se a pandemia dar uma trégua de repente até em novembro desse ano ... Gostaria de tirar uma dúvida, as lagunas tanto de ushuaia quanto as de el chalten estão congeladas em novembro ?? E em abril ? Primeira quinzena de cada mês ou segunda seria mais interessante ??
    Att,
    Régis F.

    Responder
Deixe um comentário