Sinta a emoção no Trekking Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra

Sinta a emoção no Trekking Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra

Cercada de belezas naturais, Ushuaia é uma cidade que também é conhecida por ter diversas atrações para quem curte um passeio mais radical. É o caso do Trekking Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra, uma maravilhosa aventura onde você viverá fortes emoções.

Antes de tudo, é preciso saber quais as vestimentas necessárias para que você não sofra com o clima durante essa aventura. Essas instruções serão dadas pela equipe da Brasileiros em Ushuaia com antecedência, para que você tenha tempo de se preparar. Por ser um passeio com alto grau de dificuldade, ele é recomendado para quem faz atividades físicas regularmente.

Nosso passeio começa logo pela manhã, com o transfer do hotel até a base da cadeia de montanhas Vinciguerra. Uma parte do trecho até lá é feito pela Ruta 3, a mais austral do mundo e que conta com visões incríveis da região. Durante o trajeto, já acompanhados pelo guia, recebemos informações de como proceder durante a caminhada.

Ao chegarmos, já com o guia, receberemos os equipamentos necessários para fazer o trekking. São grampones (caso haja muita neve e gelo) e bastões. Essas ferramentas servem para garantir que o percurso seja feito da maneira correta, além de claro, tornar a aventura mais segura para quem a faz. Também é distribuído um lanche, essencial, pois o caminho é longo e difícil.

Renato Weil/A Casa Nômade- 2016.Ushuaia-AR.Terra do Fogo.Caminhada no glaciar Vinciguerra

Após essa etapa, iniciamos o trekking por um vale, onde o guia nos mostrará algumas castoreiras, diques feitos pelos castores para represar a água. As construções feitas por esses animais, inclusive, causam um grande desequilíbrio na natureza local, fato que também será explicado com detalhes pelo nosso guia. Também veremos o cultivo de turbal, planta muito habitual na região.

Logo em seguida, adentramos o bosque de lengas, árvores comuns na parte patagônica da Argentina, por se adaptar bem ao clima frio. Por lá, também veremos nires, que chamam a atenção por terem uma forma inusitada. Depois disso, paramos à base de uma cachoeira para comer e descansar, repondo assim as energias.

Cercados por montanhas cheias de neve, faremos uma subida com duração de mais de uma hora, mas quando chegarmos até a Laguna de Los Tempanos e após tirarmos bastante fotos na Laguna, caminhamos mais alguns metros e logo chegaremos no imponente Glaciar Vinciguerra, uma maravilha natural de beleza ímpar e considerada de importância internacional para a preservação de várias espécies, sendo estudado frequentemente pela Unesco.

Ficou com vontade de fazer essa incrível aventura? Arrume as malas e partiu Ushuaia!