Pinguins em Ushuaia

Os Pinguins no Fim do Mundo

É quase impossível não se apaixonar pelos pinguins, né? Esses curiosos animais são uma das principais atrações do Fin del Mundo e aqui temos algumas curiosidades pra te deixar com mais vontade de conhecer "los pinguinos"!

Um bando de pinguins com um lago no fundo ao lado esquerdo

Em Ushuaia, os pinguins vivem na "Isla Martillo", ou em português ilha Martelo! Eles escolheram a ilha para se reproduzirem, chegam por volta de meados de outubro e ficam até meados de abril , quando vão embora cheios de novos pinguinzinhos. No auge chegam a mais de 15 mil esbanjando muita simpatia.

Os pinguins foram espertos na escolha da região para migrar. A Martillo é uma ilha incrível, com praias lindas e cercada por montanhas. Possui um visual paradisíaco, mas o frio é intenso e os ventos são bem fortes.

Um bando de pinguins espalhados pela praia e uma montanha ao funco com o picos cobertos por neve e o céu azul com nuvens brancas

17 Espécies

Existem 17 espécies de pinguins no geral. Grande parte vive na Antártida e nas ilhas subantárticas da Nova Zelândia, mas algumas preferem águas um pouco menos geladas, como a América do Sul. Em Ushuaia temos poucas espécies deles: os pinguins de Magalhães, os Papuas e, raramente, os pinguins-reis.

Características dos Pinguins

Você sabia que os pinguins podem chegar até 1,20m de altura? Em Ushuaia, os pinguins de Magalhães têm cerca de 60 centímetros, mas o pinguim-rei tem aproximadamente 1 metro!!! Os mais altos, que podem chegar a 1,20m de altura são encontrados no continente antártico e são conhecidos de todos, através do filme "A marcha dos Pinguins" isso mesmo, são os Imperadores!

O pinguim Papua é a espécie mais rápida, chegando a nadar em uma velocidade de até 35 km/h.  Essa espécie não é migratória, por isso permanece em Ushuaia durante o ano todo e eles estão em pouca quantidade na ilha. Os guias dizem que eles são "intrusos", no sentido de inicialmente não ser uma colônia deles, mas foram chegando, se reproduzindo e hoje o número de pinguins Papua já chega em uns 200. Durante o inverno há um passeio especial para conhecê-los, a Caminhada com Pinguins + Navegação Inverno.

As cores dos pinguins são como uma camuflagem! De cima, o preto se mistura com a profundeza do oceano e debaixo, a cor branca na barriga se esconde contra a superfície clara. A natureza é incrível, né?

Opa, cuidado aí pinguim!

pinguins em ushuaia

Eles são leais!

Essa história de que os pinguins são fieis é verdade! Varia de acordo com cada espécie, mas a maioria dos pinguins se juntam com suas parceiras estação após estação.

Eles também são leais ao local em que fazem seu ninho, voltando para o mesmo lugar em que nasceram. Haja memória, né? É por isso que eles sempre voltam para a Isla Martillo, para se reproduzirem e aproveitarem as águas patagônicas.

Ushuaia

Pinguins são aves ou mamíferos?

Os pinguins não voam e não aparentam ter penas, então não podem ser aves, ou seja, são mamíferos, certo? Errado! Pinguins são aves sim, aves marinhas que não voam. Curioso não?

Reprodução

Os pinguins se reproduzem em grandes colônias. Eles criam ninhos para os seus ovos feitos de seixos (que são fragmentos de rochas) e penas soltas. Em algumas espécies, o pinguim macho que incuba os ovos enquanto as fêmeas vão caçar. Por isso, os machos mais gordinhos são os mais atrativos.


Passeio para conhecer os Pinguins

Na Navegação Pinguinera podemos conhecer os pinguins em seu habitat natural, porém não descemos na ilha. No caminho até chegar a Isla Martillo podemos observar também outros animais, como os lobos marinhos e aves locais, bem como o farol "Les Eclaireus" e ainda passamos pelo vilarejo mais ao sul do planeta, que fica no Chile e se chama Puerto Willians. Ao chegar na Pinguinera, após cerca de 2 horas de navegação, a embarcação encalha literalmente na areia da praia e podemos ver muitos pinguins bem de pertinho, a poucos metros.

Mas caso você queira descer e ficar mais próximo dos pinguins, o passeio ideal seria a Caminhada com Pinguins + Navegação, onde fazemos a navegação comum, conhecemos também os lobos marinhos, aves, o farol "Les Eclaireus" o e o último vilarejo. Depois seguimos para a Estância Harberton, a primeira estância da Tierra del Fuego,  e finalmente vamos para a Martillo caminhar durante cerca de 1 hora em meio aos pinguins.

Se você fica enjoado com facilidade e não topa uma navegação longa para ver os pinguins, nós também temos a Pinguinera Terrestre, onde partimos por via terrestre até a Estância e de lá navegamos apenas 20 minutos em um bote rígido e de extrema segurança para chegar na ilha dos pinguins e poder caminhar pertinho deles!

pinguins

Ahhh, é proibido tocar nos pinguins ou mesmo usar os "paus de selfie" para colocar a câmera mais próximo deles. Um absurdo, mas tem quem queira fazer isso.

Levar pra casa? rs Vai ficar só na vontade ou melhor ainda, no centro de Ushuaia você pode comprar um de pelúcia, esse sim pode levar.

Está liberado fotografar e chegar próximo dos pinguins, mas tudo feito com cautela para não afetar negativamente o comportamento deles ou prejudicar seu habitat. Há sempre um guia supervisionando os pequenos grupos que pisam na ilha, todos ficam muito atentos a cada um do grupo, tendo um cuidado especial com a preservação e o respeito pelos pinguins. Importante lembrar que o numero diário de visitas a ilha é limitado.

Cormoranes

Os cormoranes são aves típicas da Patagônia e estão em grande quantidade nas diversas ilhas por onde se passa até chegar na Isla Martillo, há centenas deles. Mas não se engane, eles não são pinguins, são apenas parecidos!

Uma curiosidade bacana é que as vezes ocorre do pessoal tirar fotos dos cormoranes e nas postagens, nas redes sociais, dizer que são pinguins. Pronto, contamos hehe, fiquem atentos a fotos de "pinguins" em Ushuaia, pode ser fake news.

cormoranes

Ahhhh, depois de saber isso tudo sobre os pinguins tenho certeza que a vontade de conhecê-los ficou ainda maior, né?

pinguins

Então quem estiver vindo para Ushuaia e quer garantir o passeio pra conhecê-los é só entrar em contato com a gente. As vagas são limitadas!

Clique aqui e veja mais sobre todos os passeios disponíveis para conhecer os pinguins em Ushuaia.

Continue lendo:

Ushuaia: Quanto gasto para conhecer?

Roteiro Ushuaia: 5 dias no verão

21 comentários sobre “Pinguins em Ushuaia”

  • Cinthia

    Que fofinhoooos! Quer conhecer nas minhas férias!!

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 28/12/2017 às 08:09

      São fofos demais. Venha sim, Cinthia! Se precisar de ajuda para organizar essa viagem, é só chamar a gente :D

      Responder
  • Daniele

    Gostaria que me enviassem os orçamento dos passeia do pinguim esses que citaram aí !! Aguardo !!! Obrigada

    Responder
  • Rogerio

    Como esta o tempo por au em fevereiro?

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 04/01/2018 às 09:21

      Fevereiro é verão por aqui, entao costuma estar entre os 10º, mas venta bastante! :D

      Responder
  • Paulo Elíisio
    Paulo Elíisio 23/02/2018 às 18:02

    Fiz esse passeio "navegação no beagle com passeio com os pinguins", contratado com os Brasileiros no Ushuaia e foi fantástico.

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 27/02/2018 às 08:42

      Que bom que gostou, Paulo! Esse passeio é incrível mesmo :D Os pinguins são uns queridos!

      Responder
  • Bell Simões
    Bell Simões 22/03/2018 às 05:45

    Olá.
    Estaremos por ai em aproximadamente entre 16 e 23 de janeiro de 2019. Qual o melhor período para reservarmos nosso passeio?

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 22/03/2018 às 06:54

      Oi Bell, tudo bem?
      Como estaremos na alta temporada, é bom reservar um pouco antes :) Se quiser a gente te envia por e-mail algumas sugestões de passeios, pra você já ir se programando.

      Responder
  • Carlos Maciel
    Carlos Maciel 19/04/2018 às 11:59

    Olá. Gostaria de saber tudo sobre como passear em Ushuaia em janeiro/19. Estarei com uma criança de aproximadamente 2 anos. Seria legal pra ela também? Vocês possuem pacotes completos com aéreo, estadia e passeios? Tem como mandar uma cotação?

    Obrigado.

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 20/04/2018 às 11:34

      Olá Carlos, é claro que podemos te ajudar. mandaremos por e-mail as informações que você requisitou, obrigado pela preferência. Nos vemos no fim do mundo!

      Responder
  • Suellen

    Quais são os passeios recomendados para início de outubro? é inverno aí?

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 03/08/2018 às 07:52

      Em outubro já não temos mais os passeios de inverno, mas tem vários outros bacanas... Da uma olhadinha no blog que temos lá também! :)

      Responder
  • suellen

    Vcs têm parceiros para indicar hotéis próximo aos passeios, e roupas para locar? é possível conhecer Ushuaia em 3 dias? quais passeios não podem faltar em outubro?

    Responder
  • MARIA HELENA PORTELA
    MARIA HELENA PORTELA 11/08/2018 às 21:19

    olá, são muito fofinhos os pinguins mas ir tão longe para nem poder tocar um pouquinho nos pinguins acho que teria que ter um lá de estimação que todos pudessem pegar para tirar foto. tenho uma curiosidade caso alguém toque em algum constitui lá algum tipo de crime?

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 13/08/2018 às 07:04

      Oi Maria, bom dia! É proibido tocar nos pinguins por questões de segurança pra eles. Nesse passeio nós que somos os visitantes, eles estão em seu habitat natural! Junto conosco, os guias vão orientando certinho e todo passeio é pensando no bem estar dos pinguins. :) Mas da pra ficar bem pertinho deles, é incrível!

      Responder
  • Daniel Azevedo
    Daniel Azevedo 03/09/2018 às 13:40

    Estive em Ushuaia há alguns anos em abril e pude fazer o passeio de barco pelo canal de Beagle. Ano que vem vou voltar no final de junho, já no inverno. Os passeios continuam sendo possíveis? Dá pra ver os pinguins nessa época?

    Responder
  • Amilton

    Fazer essa Caminhada com Pinguins + Navegação deve ser fantástico. Parabéns Brasileiros em Ushuaia por proporcionar que seus clientes possam se aproximar desses animais incríveis e ainda observá-los em seu habitat natural.

    Responder
Deixe um comentário