Carrinho

Loja

Deseja entrar em contato?

  • +54 9 290 140-8801

Redes Sociais

História: Conheça os primeiros nativos de Ushuaia

Compartilhe:

História: Conheça os primeiros nativos de Ushuaia

Ushuaia é uma cidade, que além da beleza natural já muito conhecida, tem uma história riquíssima das quais os habitantes da região muito se orgulham. E ela tem origem com os primeiros nativos da Cidade do Fim do Mundo. Dentre elas, estão os Yámanas e os Selk’nam, as duas principais tribos da época.

Yámanas

Habitantes do sul de Ushuaia, essa tribo de índios era conhecida por sua incrível habilidade de pesca. Eles costumavam viajar e sair para a caça em canoas, nas quais eles mantinham uma fogueira acesa para amenizar a temperatura de Ushuaia. Fernão de Magalhães, navegador que deu a alcunha de Terra do Fogo à região, chegou a citar que o fogo parecia flutuar sobre o mar.

Na parte de alimentação, estes nativos comiam peixes, crustáceos e lobos marinhos. Estes últimos eram consumidos pelo fato de que tinham bastante teor calórico, o que ajudava a enfrentar o frio. Outra alternativa para combater as baixas temperaturas, era o uso de gordura de foca sobre a pele.

Selk’nam

Já na parte norte da região, ficam os Selk’nam, índios que chegaram à Ushuaia há 10.000 anos atrás e que, ao contrário dos seus companheiros indígenas, caçavam animais na parte terrestre da Terra do Fogo. Por serem grandes nômades, as tendas que montavam para descanso e moradia, eram sempre móveis.

Em comunidade, eles dividiam as tarefas. Enquanto os homens mais velhos saiam para caçar guanacos (animais da família da lhama) e pequenos roedores, as mulheres e as crianças eram responsáveis por arrumar bons lugar para abrigo, além do transporte de suas ferramentas e utensílios quando a tribo mudava seu lugar de moradia.

Apesar de serem um povo bastante numeroso, com uma população estimada em 3000 índios, foram um dos últimos nativos da Terra do Fogo a serem encontrados por navegantes europeus que exploravam o local.

Gostou de conhecer um pouco mais da história de Ushuaia? Então arrume as malas e venha para a Terra do Fogo!

Veja mais...

Acesse nosso Guia de Serviços e confira os melhores lugares para sua viagem na Argentina!

Reserve antecipadamente em seus restaurantes de preferência, confira os melhores itinerários e tenha em primeira mão dicas para mala, itens essenciais e diversas opções para passeios!

Conferir disponibilidade Hotel História: Conheça os primeiros nativos de Ushuaia

Dúvidas ou mais informações