É possível ir de moto para Ushuaia?

Quem é motociclista sabe que uma das rotas mais desejadas para se aventurar em cima de duas rodas é Ushuaia, conhecida como a Terra do Fogo -  na Patagônia Argentina - onde é possível de se chegar de moto.

ir de moto para Ushuaia

Essa é uma viagem que requer muito planejamento, regularidade e disciplina. Claro que em uma viagem desse calibre, mesmo que você siga toda a preparação ideal, o imprevisível pode acontecer a qualquer instante.

Qual moto escolher para essa aventura?

Na verdade, se o piloto tiver apetite de aventura, saúde e coragem, pode ir em qualquer tipo de moto de qualquer cilindrada. O que irá diferenciar nessa escolha é o tempo e, principalmente, com que conforto você chegará lá.  

ir de moto para ushuaia

Aqui vamos indicar uma Big Trail (que pode ser desde 650cc até 1200cc), que é um estilo de motos para todos os tipos de terrenos que será percorrido ao longo desse caminho. Um dos destaques desse modelo, são os pneus mistos (on/off Road), o conforto, potência e a estabilidade desses modelos.

Por qual caminho devo ir para chegar em Ushuaia?

Hoje em dia temos muitos aplicativos nos celulares e isso facilita muito a escolha da rota. Saindo de São Paulo, desça a serra e pegue a BR-116, BR-376, BR-101, BR-290 até Montevidéu, já no Uruguai. Atravesse o Uruguai e adentre a Argentina, seguindo a Ruta Nacional 3 até o seu final em Ushuaia.

como chegar em ushuaia de moto

O caminho é praticamente todo asfaltado; no trecho final é preciso entrar no Chile e fazer todos os trâmites de imigração e aduana. Após, cruza-se o Estreito de Magalhães por meio de um Ferry Boat. Daí em diante, vem um trecho de 125km de um terreno perigoso, que dificulta muito a condução da motocicleta. Após essa parte mais lenta e cuidadosa, ganhamos o asfalto até Ushuaia, na Patagônia Argentina.

Em qual estação do ano devo ir?

Com certeza no verão, entre os meses de dezembro à março. O verão no extremo sul da Argentina ocorre nos mesmos meses do nosso verão brasileiro. Porém, mesmo nessa época, o clima na Terra do Fogo e Patagônia geralmente é muito frio para os brasileiros.

passeios em ushuaia

Entre janeiro e fevereiro, pode-se registrar temperaturas na marca de 0°C. Sendo assim, no inverno é muito arriscado pilotar com temperaturas negativas, pois isso torna a viagem mais lenta, perigosa e cansativa.

Quanto gasto numa viagem dessas?

Isso depende de cada viajante. Você pode economizar no tipo de hospedagem que irá passar a noite e na alimentação, basicamente. O que vai pautar esse quesito são suas condições financeiras e o conforto que você quer ter depois de dirigir por 12, 14 horas.

dinheiro aceito em ushuaia

Já os custos fixos, como gasolina (um pouco mais barata fora do Brasil) e o seguro carta verde (um espécie de DPVAT internacional obrigatório para veículos que ingressam em países do Mercosul), serão iguais para todos os viajantes. O seguro carta verde custa em média entre US$ 60 e US$65 por até 30 dias.

Curtiu a ideia de conhecer a Terra do Fogo sobre duas rodas? Agora é só fazer as malas e colocar a máquina na estrada! Estamos te esperando por aqui!

4 comentários sobre “É possível ir de moto para Ushuaia?”

  • Paulo César França
    Paulo César França 10/05/2018 às 18:28

    Ok..muito grato - estamos planejando conhecer tudo que for possível por aíííí;.. é grande o esforço e será nesta verão...
    Porém, duvidas e curiosidades com pagamentos, estadias, cartão de crédito..???...reservas..??.ok..abço.

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 11/05/2018 às 07:44

      Podemos te ajudar com hospedagem e passeios também, Paulo! :) Quando é a previsão de vocês chegarem por aqui?

      Responder
  • Claudio

    Pretendo ir de carro, como fui para Bariloche ano passado. Gostaria de saber se existe alguma época em que ir de carro é impossível ou perigoso pois queria ficar em Usuhaia de 20 a 40 dias para curtir neve.

    Responder
    • Brasileiros em Ushuaia
      Brasileiros em Ushuaia 21/05/2018 às 07:33

      Oi Claudio, tudo bem?
      Em julho fica complicado devido a estrada + neve! Mas ano passado teve bastante gente que veio pra cá no inverno sim :)

      Responder
Deixe um comentário