Perguntas Frequentes

Selecionamos as perguntas que recebemos com mais frequência para te ajudar a planejar a sua viagem para Ushuaia:

  • 1) Qual o período de neve em Ushuaia?

    Durante todo o ano é possível nevar em Ushuaia, no entanto no inverno a probabilidade disso ocorrer é muito maior, mas não é possível prever as datas corretas em que haverá neve.

  • 2) Quais as condições de Internet móvel e operadoras de celular?

    Em grande parte dos hotéis e restaurantes é possível utilizar o WIFI, além disso você pode comprar um chip local pré-pago e carrega-lo. Para usar o chip brasileiro em outro país é necessário que se ative o serviço roaming international, porém há taxas para esse serviço que costumam ser altas. Para mais informações contatar sua operadora.

  • 3) Como funciona o transfer?

    O transfer é incluso em praticamente todos os passeios, é especificado quando não ocorre.
    Os únicos transfers no qual é possível comprar separadamente são:
    • Aeroporto – Hotel Ushuaia (ida e volta)
    • Cerro Castor (ida e volta)
    • Aeroporto – Hotel El Calafate (ida e volta)
    *Obs.: Nos passeios Big Ice e Mini Trekking o transfer não é incluso para passageiros hospedados em hotéis próximos da agência (raio de 5km da agência).

  • 4) Quais são as formas de Pagamento?

    Direto com a agência:
    • Á vista, através de transferência bancária;
    E-commerce:
    • Boleto bancário;
    • Cartão de crédito em até 12x.

  • 5) Os passeios podem ser cancelados devido condições climáticas?

    Em alguns passeios há a possibilidade de cancelamento devido as condições climáticas, sendo o passeio remarcado para outra data, ou devolve-se o valor integral pago.

  • 6) Com quanto tempo de antecedência devo fazer a reserva?

    A região recebe muitos turistas, por isso sugerimos fazer as reservas com a máxima antecedência possível, para que seja garantida a disponibilidade do passeio, pois alguns passeios têm vagas limitadas.

  • 7) Qual o lugar de início dos passeios?

    Nos passeios no qual o transfer está incluso a agência buscará os passageiros no hotel. Já os passeios sem transfer incluso tem lugares específicos para início.

  • 8) Qual a data de funcionamento do Correio do Fim do Mundo?

    O correio encerra as suas atividades quando a neve começa a cair com mais frequência, pois o local se torna de difícil acesso.

  • 9) Qual é a documentação necessária para a viagem?

    Brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina e no Chile. Basta apresentar passaporte com validade mínima de 6 meses ou carteira de identidade com foto que permita a sua identificação.
    Observação: A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é aceita como documento de identidade.

  • 10) Qual o fuso horário na região?

    Em Ushuaia o horário é igual ao do Brasil, salvo horário de verão.

  • 11) Há alguma exigência em relação a vacinas?

    Não são exigidas vacinas para visitar a Patagônia Argentina ou Chilena até o momento.

  • 12) Os guias falam português?

    Normalmente os guias da empresa são argentinos, porém estão acostumados a trabalhar com brasileiros, afinal trabalhamos com 95% do público brasileiro, o que faz com que os nosso guias falem um espanhol de fácil compreensão.

  • 13) El Calafate é muito longe de Ushuaia?

    El Calafate fica a aproximadamente 800km de Ushuaia. É possível fazer a viagem de carro, ônibus ou avião. Porém a viagem de carro ou ônibus dura cerca de 17h, sendo assim recomendamos fazer o trajeto de avião, que tem duração média de 1h.

  • 14) É possível ir até a Antártida?

    É possível ir até a Antártida sim. A viagem geralmente é feita de cruzeiro, com duração de no mínimo 10 dias, porém os custos são altos e a viagem depende de condições climáticas favoráveis. O custo é em torno de US$ 8000,00 por pessoa.

  • 15) Qual o período de funcionamento do Cerro Castor?

    O Cerro Castor funciona apenas na temporada de inverno, porém depende de condições climáticas (é necessária uma quantidade específica de neve para que as pistas possam funcionar), sendo assim, não há uma data certa de abertura e fechamento do centro invernal. Esta data sempre é estipulada pela empresa, cerca de 3 meses antes do início da temporada. Sempre dependerá das condições climáticas.

  • 16) Há passeios para todas as idades?

    Sim, há passeios para todas as idades.

  • 17) Qual o condicionamento físico necessário para os trekkings?

    Cada trekking tem sua dificuldade, os mais leves podem ser feitos por pessoas menos condicionadas e os de dificuldade mais alta é necessário que o passageiro tenha um melhor condicionamento físico. Cada trekking tem seu grau de dificuldade e idades mínimas e máximas diferentes.

  • 18) Consigo fazer um passeio no mesmo dia que chego em Ushuaia?

    Depende do horário de chegada do passageiro em Ushuaia. Buenos Aires fica a aproximadamente 3.000 km de Ushuaia e a viagem de avião Buenos Aires Ushuaia dura de 3 a 4h, por isso é necessário confirmar o horário de chegada em Ushuaia e o horário de saída dos passeios.

  • 19) Todos os passeios incluem alimentação?

    Não são todos os passeios que incluem alimentação. É necessário verificar com antecedência no site o que inclui ou não em cada passeio, no entanto para aqueles que incluem, os pratos variam entre o tradicional Churrasco de Cordeiro patagônico, assado com batatas, parmegiana, entre outros.

  • 20) Qual cartão de crédito consigo usar em Ushuaia?

    Os mais utilizados são o Visa e o Mastercad. American Express quase não é aceito nos comércios locais.

  • 21) Há algum tipo de restrição para fazer os passeios?

    Em alguns passeios existem restrições como idade, condicionamento físico e peso. Por isso é necessário consultar antecipadamente no site a descrição de cada passeio.

  • 22) Qual a melhor temporada para ir à Patagônia?

    Em Ushuaia há atividades em todas as estações do ano, cada estação tem sua beleza. Verão: ótima estação para fazer trekkings, navegações e avistar pinguins, além de longos períodos de claridade e um clima agradável. Inverno: nessa estação é possível ver neve e realizar atividades invernais, como esqui, snowboard, trenó com cães, entre outros. Outono e primavera: essas duas estações guardam cores únicas que merecem ser conhecidas. Existem diversos passeios que podem ser realizados o ano todo.

  • 23) Que tipo de roupa trazer?

    Verão: camisas leves, calças confortáveis e sapatos impermeáveis. Temperatura média: 8ºC Inverno: camisas leves, calças abrigadas, segunda pele, luvas e cachecóis, bons sapatos impermeáveis. Nessa época é recomendável que as roupas sejam impermeáveis. Temperatura média: -2ºC Para qualquer regra é recomendável seguir a regra das 3 camadas: 1º) Segunda pele: é a camada que estará em contato direto com a pele, cuja função é transferir a umidade do suor para fora, mantendo o corpo o mais seco possível. 2º) Fleece ou penas: esta segunda camada é responsável de manter o calor corporal. Existem vários tipos de tecidos. O mais comum é o fleece. 3º) Corta vento: Serve para proteger contra o vento e água. No Brasil é possível encontrar essas roupas na Decathlon. Há possibilidade, também, de encontrar esses tipos de roupa em Ushuaia, tanto para compra, quanto para aluguel, com preço de acordo á cidades turísticas.

  • 24) Como fazer câmbio?

    Em Ushuaia não há casas de câmbio oficiais, deixando a troca por conta do mercado paralelo, que pode ser realizada em diversos estabelecimentos e hotéis do centro da cidade. As taxas de Ushuaia são mais convidativas do que El Calafate, porém são melhores em Buenos Aires. Para o pagamento de passeios na agência aceitamos também dólares e reais.

  • 25) Como são os preços dos passeios?

    Os passeios mais clássicos de Ushuaia operam com preços fixados pela Secretária de Turismo.

  • 26) Qual o preço médio da alimentação em Ushuaia?

    Não há uma grande diferença de preço entre os restaurantes da cidade. A média de preço por um prato simples e bebida é de 220 pesos. Para pratos mais típicos da região os valores costumam ser mais altos.

  • 27) A Navegação Pinguinera desce na ilha dos pinguins?

    Não, nesse passeio o barco atraca nas margens da ilha, mas não é permitido aos passageiros desembarcar. O único passeio no qual é permitido andar entre os pinguins é a Pinguineira Terrestre.

  • 28) Qual o horário de funcionamento do comércio local?

    Na Patagônia existe uma tradição cultural conhecida como Siesta, um período de descanso durante a tarde, por esse motivo é comum que, em Ushuaia, o comércio feche no período da tarde, na frente dos estabelecimentos sempre é exposto o horário de funcionamento. Normalmente as lojas operam das 9h às 13h e das 16h às 21h e, os restaurantes operam das 10h às 15h e das 18h às 00h.

  • 29) Qual a política de menores da agência?

    Para passeios operados exclusivamente pela nossa empresa a política é:
    0 a 3 anos: não pagam;
    3 a 9 anos: 50% do valor total;
    9 a 11 anos: 70 % do valor total;
    A partir de 12 anos paga o valor total.
    Obs.: Passeios de terceiros podem ter outra política de menores.

  • 30) Como é a segurança nos hostels?

    A maioria dos hostels possui locker para guardar os pertences, porém nem sempre é disponibilizado o cadeado, então é recomendado que o passageiro leve o seu.

  • 31) Qual a voltagem e como é o modelo das tomadas na cidade?

    A voltagem em Ushuaia é 220 Volts, já o modelo das tomadas é diferente do padrão brasileiro. As tomadas em Ushuaia tem 3 pinos chatos, sendo 2 deles tortos. Os adaptadores universais não costumam funcionar nesse padrão, porém a grande maioria dos hotéis disponibiliza adaptador.

  • 32) Como é o clima na Tierra del Fuego?

    A cidade tem uma temperatura média anual de 6ºC, no verão a média é de 10ºC e no inverno de 2ºC. Além da temperatura, é preciso considerar que os ventos são frequentes e gelados, torando a sensação térmica mais baixa. Em dias com frio extremo é possível que a temperatura chegue a -20ºC. É importante ressaltar que não é possível prever a temperatura com absoluta certeza, pois as condições climáticas na Tierra del Fuego são instáveis.

  • 33) Tem pinguim no inverno?

    Sim! Os Papuas, uma das espécie de pinguins encontrados em Ushuaia, moram na Ilha Martillo, sendo assim, eles não migram durante nenhuma época do ano. A quantidade de pinguins durante o inverno é bem menor do que é visto no verão, mas a experiência tem a mesma singularidade!