Carrinho

Loja

Deseja entrar em contato?

  • +54 9 290 140-8801

Redes Sociais

LAGUNA DE LOS TEMPANOS, GLACIAR VINCIGUERRA E UM DOS CENÁRIOS MAIS MÁGICOS DA PATAGÔNIA

Compartilhe:

vinciguerra 01

Sabe aquela foto do seu amigo que acabou de vir aqui para Ushuaia e fez tilha da Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra? Você dificilmente vai conseguir uma muito igual na sua viagem.

vinciguerra
Foto: Hailton Andrade – Laguna de los Tempanos congelada e Glaciar Vinciguerra – Outubro

Uma das coisas mais incríveis da cidade mais austral do mundo é que o clima muda a paisagem constantemente e nos surpreende até mesmo durante a mesma estação. Ushuaia se transforma, mas o que não muda é a beleza de cada canto desse lugar.

Já tive a oportunidade de ir ao Vinciguerra três vezes e a trilha nunca foi igual, tornando a aventura mais saborosa mesmo fazendo um caminho que eu conhecia.

O mais legal é que pude ver a Laguna de los Tempanos congelada e também verdinha, reluzindo os raios de sol. De qualquer forma, o visual é fantástico.

vinciguerra
Foto: Hailton Andrade – Laguna de los Tempanos e Glaciar Vinciguerra – Abril

Esse é um daqueles passeios que exige da gente um bom condicionamento físico, pois a trilha é quase que completamente de subida. Dos 14km totais dessa aventura (7km de ida e 7km de volta), apenas 2km são em terreno plano, 1km da ida e 1km da volta. Garanto: vale a pena cada passo dado até chegar no objetivo final.

O esforço é grande para quem não está acostumado a fazer trilha e/ou leva uma vida sedentária. Porém, para quem curte a aventura e a natureza, a experiência compensa a cada minuto.

Além de muita disposição, é indispensável levar consigo calçados impermeáveis de trilha, vestir-se em camadas e separar uma mochila para levar aquele lanche reforçado já incluído no passeio. A Brasileiros em Ushuaia ainda conta com bastão, equipamento importante para o trekking, e grampones (caso seja necessário caminhar sobre o gelo).

A NATUREZA

A paisagem já impressiona desde o princípio. A caminhada começa no Vale de Andorra, onde um rio marca parte da trilha com belas árvores. Por aqui já vemos a vegetação típica dessa região da Patagônia e alguns animais. Foi por aí onde vi um pica-pau pela primeira vez na vida fora do desenho animado.

vinciguerra
Foto: Hailton Andrade – Trekking Vinciguerra – Outubro

Antes de começar a subida, o nosso guia especializado passa mais algumas instruções importantes sobre a trilha e entramos nos bosques patagônicos.

O caminho mais estreito obriga o grupo a caminhar em fila e o cenário diante da gente remete aos filmes com algum tipo de aventura na floresta. Por sorte não tem lobos nem ursos em Ushuaia (risos).

Nos bosques, o terreno pode ter um chão mais duro ou até neve, dependendo da época do ano. A depender do dia, um barro molhado faz a gente redobrar a atenção pra evitar quedas.

Com a mudança de paisagem que comentei lá no começo, também podemos ter uma trilha mais fácil ou mais difícil, aumentando ainda mais a importância de um guia experiente e conhecedor da região.

Vinciguerra
Foto: Hailton Andrade – Grupo no trekking Vinciguerra – Outubro

Depois de passarmos pelo primeiro desafio da trilha, avistamos o Glaciar Vinciguerra de longe, mas já em uma zona de alta montanha, onde árvores não crescem e a visão fica destapada.

Estamos a cerca de 700 metros acima do nível do mar e já vemos o riacho com água que vem da geleira. Se sua garrafinha de água esvaziou, é só encher aí mesmo, nessa que será a última parte de subida.

E após 7km de uma linda jornada, ver a Laguna de Los Tempanos, congelada ou não, com o Glaciar Vinciguerra ao fundo, é de arrepiar. Esse lugar tem uma das paisagens mais incríveis de Ushuaia.

Para completar, a cereja do bolo vem quando caminhamos mais um pouco até uma caverna de gelo. O guia certifica-se se podemos entrar e, muitas vezes, ali mesmo podemos fazer o lanche escutando as goteiras do degelo.

vinciguerra
Foto: Hailton Andrade – Caverna de gelo – Outubro

Sem dúvida, essa trilha é uma das experiências imperdíveis para quem vem a Ushuaia em busca de aventura. Há quase um ano morando aqui, tive a oportunidade de fazer todos os passeios da agência, de inverno e verão, e o Trekking da Laguna de los Tempanos e Glaciar Vinciguerra segue entre um dos melhores, com ou sem neve.

Então, quando vir a Ushuaia (de outubro a abril as saídas do passeio são regulares), se prepare, traga seus casacos (incluindo o indispensável corta vento), as botas impermeáveis de trilha, aquela câmera para guardar as recordações e muita disposição. Sinônimo de trilha, a Patagônia te espera!

Texto por: Hailton Andrade (Eu vim da Bahia)

 

CONTINUE LENDO:

ROTEIRO USHUAIA: O QUE FAZER EM 5 DIAS?

CONHEÇA O INVERNO DA PATAGÔNIA ARGENTINA

CONHEÇA O VERÃO DA PATAGÔNIA ARGENTINA

Veja mais...

Acesse nosso Guia de Serviços e confira os melhores lugares para sua viagem na Argentina!

Reserve antecipadamente em seus restaurantes de preferência, confira os melhores itinerários e tenha em primeira mão dicas para mala, itens essenciais e diversas opções para passeios!

Conferir disponibilidade Hotel LAGUNA DE LOS TEMPANOS, GLACIAR VINCIGUERRA E UM DOS CENÁRIOS MAIS MÁGICOS DA PATAGÔNIA

Dúvidas ou mais informações