Carrinho

Loja

Deseja entrar em contato?

  • +54 9 290 140-8801

Redes Sociais

Tehuelches: conheça os primeiros nativos de El Calafate

Compartilhe:

Tehuelches: conheça os primeiros nativos de El Calafate

Além de ter uma beleza deslumbrante que encantam a todos que a visitam, El Calafate é uma cidade com cultura e história riquíssimas que trazem orgulho aos habitantes desta região. Nesse texto, teremos a oportunidade de contar parte dela, falando um pouco sobre os primeiros habitantes desta terra gelada, os Tehuelches.

Habitantes da região de El Calafate antes mesmo dela ser estabelecida oficialmente como uma cidade, os Tehuelches foram os responsáveis por darem o primeiro nome que o local recebeu. Para esses índios, o nome dado era Kehek Aike, que na língua Tehuelche significa: depósito de artefatos e bens humanos.

Em várias cavernas e sítios arqueológicos de El Calafate, é possível ver pinturas rupestres que contam um pouco da sua história, além dos costumes que esse povo tão rico culturalmente tinha. Nessas pinturas, eles geralmente colocavam os animais que viviam e caçavam na região, além de suas danças típicas e forma de vida.

Fernão Magalhães, importante navegador que explorou várias regiões patagônicas, foi um dos primeiros homens a falar sobre esse povo em 1520. Segundo ele, eram pessoas de alta estatura e que ao terem contato com o homem branco, mostraram seus costumes e receberam os então exploradores de forma pacífica.

Esse povo indígena também era conhecido por ser altamente inteligente no que diz respeito a fabricação de ferramentas que eram usadas para diversas utilidades. Para construí-las, eram usados fragmentos de rocha e pedaços de madeira. Diferente das tribos que habitavam Ushuaia, andavam vestidos com pele de animais para poder amenizar as baixas temperaturas que enfrentavam.

Uma boa notícia é que, apesar de enfrentarem diversas invasões na Patagônia, esse povo sobreviveu, tendo cerca de 27813 pessoas como população total, segundo o último censo feito pelo Governo Argentino.

Gostou de conhecer um pouco da história de El Calafate? Arrume as malas e consulte as condições no nosso site!

 

Veja mais...

Acesse nosso Guia de Serviços e confira os melhores lugares para sua viagem na Argentina!

Reserve antecipadamente em seus restaurantes de preferência, confira os melhores itinerários e tenha em primeira mão dicas para mala, itens essenciais e diversas opções para passeios!

Conferir disponibilidade Hotel Tehuelches: conheça os primeiros nativos de El Calafate

Dúvidas ou mais informações