LAGUNA ESMERALDA: DESCUBRA A LAGOA

Um dos lugares mais incríveis de Ushuaia é a laguna (ou lagoa, em português) Esmeralda. Para chegar até ela passamos pelos bosques fueguinos e contemplamos uma paisagem única que você só encontra no fim do mundo.

laguna esmeralda Foto: @guupanizza no instagram.

SOBRE O TREKKING

Distância: Quase 10km (ida e volta).

Em média 2 horas pra ir e mais 2 para voltar.

Dificuldade: Média.

Se você não vê problema em andar, o passeio será tranquilo. No inverno o percurso costuma ser um pouco mais difícil devido a neve, mas com os bastões e calma, você chega lá.

Disponibilidade: Ano todo.

Saídas pela manhã. Verão: Segunda, Terça, Quinta e Sábado. Inverno: Terça, Quinta e Sábado.

laguna esmeralda Foto: https://viajeibonito.com.br/

PARTIU LAGUNA!

A Laguna é cercada pelos Andes e para chegar até ela é necessário fazer um trekking. Muita lama no caminho - se for verão, e muita neve - se for inverno. A sinalização do local é boa, mas não indicamos fazer o passeio sozinho por questões de segurança. Nós oferecemos esse passeio e você confere os valores e disponibilidade aqui.

Para esse passeio é indispensável as botas impermeáveis. No inverno, as roupas impermeáveis são necessárias também.

ushuaia no verão Laguna Esmeralda no verão. Foto: @nellhashi no instagram.

inverno Laguna Esmeralda no inverno. Foto: Amanda Prado / Facebook

O PERCURSO

Durante o trekking você irá encontrar uma beleza surreal! Os bosques fueguinos guardam lagos incríveis formados pelos castores e montanhas de deixar qualquer um de queixo caído. A paisagem é digna de filmes de Hollywood. No inverno, a neve muda completamente a beleza do lugar e deixa os lagos congelados, cobertos por neve e as montanhas ainda mais lindas.

laguna esmeralda Foto: Guias da Brasileiros em Ushuaia

O trekking até a Laguna Esmeralda pode ser considerado de nível médio. A parte da subida é apenas no final do percurso, então durante praticamente 1h30min você pode curtir as paisagens caminhando em um ritmo tranquilo e apenas se atentando ao chão, para não tropeçar. rs

laguna esmeralda Laguna Esmeralda vista do alto. Foto: flavioantunes no instagram.

Em algumas partes do local podemos admirar as famosas castoreiras. Os castores são considerados pragas em Ushuaia. Eles foram levados para lá por volta do ano de 1960 com o intuito de serem feitos casacos de pele. De fato, nunca foi feito nenhum casaco com a pele dos castores, mas eles acabaram se reproduzindo rapidamente e danificando grande parte da paisagem. Hoje, alguns lagos que vemos durante o trekking foram formados pelos animais e as várias árvores caídas nos bosques são obras dos castores também.

A LAGUNA

Quando você chega na Laguna Esmeralda, é impossível não ficar impressionado com tanta beleza! No verão ela faz jus ao nome Esmeralda, sua cor radiante hipnotiza e garante um dos cartões-postais mais famosos da Patagônia.

ushuaia no verão Foto: @casalventura no instagram.

No inverno a beleza da lagoa também não fica para trás, ela fica toda congelada e coberta por neve. É comum ver até atletas praticando Hockey em cima da Laguna. Você teria coragem?

ushuaia laguna Foto: @dualcillo no instagram

A água da Laguna é gelada! Até mesmo no verão, a sua temperatura fica em torno dos 5 graus e tem gente que arrisca até a se banhar por lá. Você sabia que a água é totalmente pura? Você pode simplesmente bebê-la ali mesmo.

VALE A PENA ESSE PASSEIO?

Com certeza! É o passeio queridinho dos turistas e nós indicamos sempre. Disponível durante todo o ano, se você quer curtir um pouco de adrenalina, ver paisagens bonitas e ter um dia diferente, essa é uma ótima opção! #ficaadica

Os nossos amigos, Romulo e Mirella (Travel and Share), curtiram o passeio com a gente agora no finalzinho da temporada de verão e registraram com esse vídeo incrível! Assista e se apaixone por Ushuaia:

 

NOS VEMOS NO FIM DO MUNDO!

 

LEIA MAIS:

Conheça o inverno da Patagônia

Conheça o verão da Patagônia

Quanto gasto para conhecer Ushuaia?

Deixe um comentário