Carrinho

Loja

Deseja entrar em contato?

  • +54 9 290 140-8801

Redes Sociais

4 curiosidades sobre Ushuaia

Compartilhe:

4 curiosidades sobre Ushuaia

Ushuaia é uma cidade cheia de história e com uma beleza que encanta a todos, então não é de se estranhar que ela tenha várias curiosidades muito interessantes. Nesse texto, falaremos de quatro delas. Confira!

Terra do Fogo

Para entender como Ushuaia ganhou essa alcunha, é preciso voltar a época dos nativos, os Yámanas. Esses índios, os primeiros habitantes da cidade, tinham o fogo como algo muito importante, não só para esquentar o corpo por conta do frio patagônico, mas também para comunicação com outras tribos da região.

Mas o nome só veio quando Fernão de Magalhães, navegador português, viajou até Ushuaia para explorar a área. Nela, ele avistou uma quantidade grande de fumaça, inclusive nas embarcações desses índios. Em meio ao nevoeiro, segundo ele, o fogo parecia flutuar sobre o mar. Foi aí que ele decidiu dar ao local o nome de Terra do Fogo.

Noite mais longa do ano

Ushuaia é uma cidade bonita em qualquer horário do dia, mas em uma data específica, ela tem uma particularidade muito interessante. Isso mesmo! Todo ano, no dia 21 de junho, acontece o solstício de inverno no hemisfério sul, que faz com que a noite na Cidade do Fim do Mundo seja a mais longa do mundo, com cerca de 17 horas, durando das 17 às 10h da manhã.

Dia mais longo do ano

Se em junho, há a noite mais longa do ano, em dezembro é o contrário. Com o solstício de verão, fenômeno que acontece anualmente no hemisfério sul, o dia chega a durar 17 horas, começando às 5 e terminando às 22h. Apesar desse tempo, nesse dia não faz tanto calor.

Prisão do fim do mundo

Na primeira metade do século, os colonizadores da região construíram um presídio em Ushuaia, o que atraiu muitos colonos por conta dos empregos, mas também fez com que a cidade ficasse com um ar sombrio. Esses prisioneiros eram levados até os seus postos de trabalho, na encosta do Monte Susana, de trem. Esse percurso hoje é lembrado através do Trem do Fim do Mundo, uma das principais atrações turísticas da Terra do Fogo.

Ficou com vontade de conhecer a Cidade do Fim do Mundo? Arrume as malas e partiu Ushuaia!

Veja mais...

Acesse nosso Guia de Serviços e confira os melhores lugares para sua viagem na Argentina!

Reserve antecipadamente em seus restaurantes de preferência, confira os melhores itinerários e tenha em primeira mão dicas para mala, itens essenciais e diversas opções para passeios!

Conferir disponibilidade Hotel 4 curiosidades sobre Ushuaia

Dúvidas ou mais informações